Texto Bíblico - Provérbios 21:30
Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor.
Que Deus nos conceda paz, humildade e sabedoria!
Não há nada neste mundo que possa fazer frente ao Senhor. Nem todos os gênios do mundo com seus admiráveis quocientes intelectuais somados poderiam prevalecer diante da infinita sabedoria, conselho e inteligência do Senhor. Não há um esquema humano previamente formulado e planejado que pudesse fazer frente à magnificência e à grandeza dos conselhos do Deus vivo.
"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?" (Romanos 11:33,34).
Não há nenhuma fórmula de ceticismo por melhor que fosse elaborada e que pudesse levar levar muitos à descrença poderia subsistir diante dos esplendorosos feitos do Criador. Tudo o que o Senhor faz terá sucesso diante dos pequenos avanços humanos para tentar comprovar a sua inexistência. É por isso que Deus dá graça aos humildes que o aceitam e creem no Seu nome e resiste aqueles que são soberbos no seu próprio entendimento.
É por isso que muitas "torres de babel" tem caído por terra no passado e também neste presente século. São impérios, regimes políticos e sistemas econômicos sendo derrubados e desfeitos como os castelos de areia de uma praia. Não há nada bem fundamentado neste mundo sem a garantia de Deus.
Para Deus é tudo tão passageiro como nuvens sem água que são levadas pelo vento. Não há nada temporal por mais agrupado e arregimentado que possa prevalecer contra a mente eterna como a do Criador! O nosso Deus habita em eternidade e para Ele tudo é tão perto e próximo de se acontecer: "Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia"(2 Pedro 3:8).
Conluios humanos que se levantam contra o Senhor sempre caem por terra por mais que pareçam indestrutíveis ou inabaláveis. Impérios como o assírio duraram séculos(400 anos) e pareciam sem fim, mas um dia tiveram uma grande e brusca queda. Muitos tem comentado e discursado sobre o domínio político e financeiro das famílias mais ricas poderosas da terra e de seus terríveis planos contra a humanidade, mas se esquecem de olhar e temer o verdadeiro Dominador e Onipotente!
É como diz o Salmo 2 e versículo 1: "Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?" Todo esses amotinamentos, conselhos, sabedorias e inteligências não poderiam fazer frente à onipotência do Eterno! Deus vai sempre prevalecer e fazer os seus inimigos se confundirem e caírem por terra, além de se tornarem objetos da zombaria de d'Ele: "Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará"(Salmos 2:4,5).