quinta-feira, 29 de março de 2018

A fé na ressurreição do Senhor

Texto Bíblico - 1 Coríntios 15:17-20

E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.


Sim, se Cristo não tivesse ressuscitado, como seria a nossa fé? Ela teria algum sentido? E a promessa de companhia permanente que Ele fez aos seus discípulos e a nós sobre estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos(Mateus 28:20)? 

Como seriam as outras doutrinas da Sua graça salvadora? E como ficariam todos os cristãos que aguardam a Sua Vinda? E como ficariam aqueles que já morreram? A resposta no versículo 18 diz que os mortos estariam perdidos!

Todas essas dúvidas teriam sentido se não tivesse havido a ressurreição do Senhor como um acontecimento histórico e verdadeiro. Era o que o apóstolo Paulo estava apresentando à igreja de Corinto diante de tantos questionamentos. Ele começa o capítulo 15 de I Coríntios apresentando fatos e  descreve as várias testemunhas oculares da ressurreição corpórea de Jesus, entre elas os apóstolos.

É por isso que Paulo escreve que Cristo ressuscitou de fato. É algo comprovado por muitas testemunhas, (mais de quinhentas numa só vez) inclusive pelo seu testemunho pessoal quando o Senhor apareceu a ele na estrada de Damasco.

O apóstolo Paulo também estava combatendo possíveis erros doutrinários contrários à ressurreição futura dos mortos. Pairava uma certa nuvem de inquietação sobre os cristãos de Coríntios. 

Havia pregadores como Himeneu e Fileto que estariam espalhando a mentira que a ressurreição do Senhor já havia acontecido e que não haveria mais a ressurreição dos mortos futuramente. Esta heresia gerou muitas dúvidas em várias comunidades cristãs. Daí a necessidade de se combater e ensinar, apresentando todas as possíveis colocações para trazer a fé de volta aos corações dos crentes.

Com isso, Paulo vai apresentando estes pontos nos versículos acima sobre a possibilidade da não existência de uma ressurreição futura. Se tudo isso fosse verdade, todos os cristãos teriam uma fé miserável que não os levaria a nada nesta vida, pois em Cristo e na Sua ressurreição é que reside a nossa esperança de vida eterna!