quarta-feira, 31 de maio de 2017

SOB À SOMBRA DO ALTÍSSIMO

SALMO 91:1

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.


Que o Onipotente nos guarde debaixo de Sua sombra!


O Altíssimo é para nós o refúgio seguro, onde nós descansamos sob à sombra do Deus Onipotente. Ele é superior a tudo e a todos. Ele é o Pai nosso que está nos céus. É para Ele que dirigimos a nossa oração e louvor, reconhecendo que Ele é digno de tal adoração pela sua suprema posição de Deus, Senhor, Criador e Pai. 

É Ele que é o mantenedor de nossas vidas e de toda a criação. O Senhor é o onipotente, o todo-poderoso Deus, o "EL SHADDAI", no hebraico. Só Ele pode prover todas as coisas para todas as criaturas viventes e poder e graça aos Seus filhos.

O esconderijo do Altíssimo também pode ser traduzido como refúgio ou cobertura. Ele é o nosso lugar secreto e a nossa proteção sobrenatural. Quem está escondido n'Ele está totalmente protegido dos ataques do Maligno. O apóstolo Paulo escreveu aos colossenses sob estar escondido em Deus sob uma outra perspectiva: "Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus"(Colossenses 3:3). Estamos assim, sob uma proteção especial vinda dos céus onde Cristo está à destra do Pai.

O patriarca de Israel, Abraão, reconhecia a grandeza e a posição elevada do Eterno Deus: "Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra"(Gênesis 14:22). Temos aí um exemplo de reverência para Aquele que é o autor de nossa existência, reconhecendo que Ele é o juiz de todos nós.

Podemos fazer uma menção ao livro de Êxodo, quando Israel esteve sob à proteção de Deus, debaixo de uma coluna de nuvem durante o dia e sob à coluna de fogo durante a noite: 

"E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite"(Êxodo 13:21).

Foi assim que o Senhor guardou Seu povo que caminhava dia e noite diante da perseguição de Faraó e pode conduzi-lo em segurança rumo à terra prometida. Quando é necessário, Deus usa até manifestações sobrenaturais para guardar os seu povo. Podemos confiar nos cuidados do Senhor, como é dito na oração do Pai nosso:"...Mas livra-nos do mal"

Na oração sacerdotal em João 17:15, o senhor Jesus Cristo se dirigiu ao Pai assim: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal". Também é por isso que podemos descansar mais ainda na Sua sombra, seguros de que o Onipotente olhará por nós pela intercessão do Seu Filho amado. 

"Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas"(Salmos 17:8).

terça-feira, 30 de maio de 2017

JESUS, a resplandecente estrela da manhã

Texto Bíblico - Apocalipse 22:16

Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.




Que a graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com a vida de todos!

Jesus é a verdadeira luz que ilumina a todo homem: "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo"(João 1:9). Nele não há trevas, só a pura luz que resplandece nas trevas! Ele é a luz que nos trouxe a graça de Deus. Ele é a Estrela que nos guia através de um mundo tenebroso, e pela Sua luz podemos ser guiados sem temer e sem vacilar. 

Ele é a resplandecente estrela da manhã que nos ilumina no meio de uma escuridão de dúvidas e do receio do desconhecido.  Ele veio ao mundo para guiar os homens pela verdade e conduzi-los de um mundo de trevas e morte para uma vida de esclarecimento e luz:

"Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá"(Efésios 5:14).

No grego epiphausko quer dizer:

1) resplandecer sobre

1a) Cristo derramará sobre você a verdade divina como o sol transmite luz às pessoas que
despertam do sono.

Na versão em inglês da Bíblia King James diz assim: "Wherefore he saith, Awake thou that sleepest, and arise from the dead, and Christ shall give thee light".

A parte final do versículo: "...and Christ shall give thee light", quer dizer assim: "...e Cristo te dará luz". No texto original em grego, a raiz do termo usado também pode significar trazer algo à luz, tornar claramente conhecido; revelar-se. 

Sim, Jesus veio nos esclarecer a respeito da nossa condição de mortos espiritualmente e da necessidade da Sua justiça para sermos salvos e revividos, pois Ele é a direção certa para a vida de todos os homens: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim"(João 14:6).

Um homem, cuja mente é esclarecida por Jesus, tem a condição de entender a sua antiga situação de obscuridade espiritual. Este homem tende a valorizar a sua atual condição de liberdade, enxergando a vida cristalinamente.

O Senhor Jesus é a estrela da manhã que brilha para nos trazer a liberdade através do Seu evangelho. Foi através d'Ele que fomos libertos do peso da lei judaica, e isto não quer dizer que a lei não seja boa em si, mas é inapta para salvar totalmente o homem. "Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles"(Hebreus 7:25). 


JESUS, A LUZ DO MUNDO

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida"(João 8:12). 

O Senhor Jesus Cristo possui a luz em Si e Ele mesmo não precisa de luz nenhuma. Com Ele somos iluminados e resplandecidos na Sua luz e não andaremos sem rumo e perdidos neste mundo obscurecido pela incredulidade. Ele é o nosso Sol da justiça (Malaquias 4:2).

O Senhor Jesus é a Luz tanto para os gentios e como para os judeus e para todos que por Ele desejam ser salvos. Ele é a luz para quem pecou e precisa ser iluminado pelo arrependimento. Ele é a luz aquecida onde abriga todas as suas ovelhas no aconchego do Pastor verdadeiro. Ele é a luz que até o cego verá e não errará o caminho.

Jesus Cristo é a Luz esperançosa da redenção eterna, onde atrairá a todos os salvos a Si mesmo e os iluminará e não haverá mais trevas e nem temor: "E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada"(Apocalipse 21:23).