TEXTO BÍBLICO - ROMANOS 8:28
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Que a bondade e a misericórdia do Senhor seja com todos!
Podemos dizer sem receio que o Senhor está no controle de todas as coisas na vida daqueles que o amam e se tornaram filhos de Deus. Até mesmo o maligno tem seu raio de ação limitado pelo poder de Deus. Podemos tomar os relatos do livro de Jó para exemplificar que o mal permitido por Deus só vai até onde Ele delimitar.
É de se estranhar que Deus, totalmente bom na sua essência, usar o mal e seus agentes com o intuito final de levar o bem à vida de uma pessoa. O caso de José, patriarca do povo de Israel, que foi vendido pelos seus irmãos, levado escravo para o Egito, perseguido e depois jogado na prisão é um exemplo das reviravoltas que Deus faz na vida daqueles que o amam. Mesmo cativo no Egito, o Senhor continuou abençoando seu servo no meio de muitas situações adversas.
José tornou-se ciente de que o mal permitido por Deus na vida dele trouxe bençãos e livramento não só aos hebreus, mas a outras nações daquela época. Disse ele: "Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento"(Gênesis 45:5,7).
As adversidades são como as tempestades barulhentas que causam medo e espanto. Depois que elas passam, o sol vem e nos refazemos.do susto. Assim, Deus permite males à nossa volta que parecem estar fora de controle, mas depois, cessa-se tudo com a ordem d'Ele. Muitos irmãos se referem às lutas enfrentadas na vida como ventos, devido à dificuldade de se caminhar contra uma grande força que nos impede o avanço.
O Senhor Jesus tem o poder não só de cessar a tempestade física, como a espiritual. Ele usou um exemplo natural de grande porte para exemplificar o uso da fé e da confiança na Sua pessoa. "E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? (Marcos 4:39,40).
Nenhum tipo de preconceito, desprezo, perseguição, intimidação ou violência planejados pelos homens ou pelos demônios vai nos separar do amor de Deus. Nenhuma criatura humana ou angelical; limite físico, temporal ou espacial, ou qualquer outra situação poderá nos separar do amor Deus.
Quando chegar o momento certo, tudo o que se levantou contra a sua vida vai se calar e se aquietar diante do poder soberano de Nosso Senhor Jesus Cristo! O teste da sua fé pode ter começado, mas o fim já foi previamente estabelecido por Deus.